Plástico descartado tem reuso em tecnologia de pavimentação de rodovias inédita no Brasil

Plástico descartado tem reuso em tecnologia de pavimentação de rodovias inédita no Brasil

Concessionária inicia aplicação de tecnologia sustentável em corredor viário no interior paulista

Entre as iniciativas tecnológicas de combate à poluição do meio ambiente, que coloca o Brasil entre os quatro maiores países geradores do lixo de todo o planeta, uma nova solução começa a ser adotada neste mês no interior de São Paulo. A Eixo SP usará plástico descartado e reciclado em tecnologia de pavimentação de rodovias inédita no Brasil. A aplicação experimental desta tecnologia sustentável começa nesta quinta-feira, 28, e compreende o segmento de trecho da pista em Rio Claro, do quilômetro 170+650 ao 171+650, no sentido São Carlos (capital-interior).

A Eixo SP focada em inovações tecnológicas, em parceria com a DOW e a Stratura Asfaltos AS, estudou sua adaptação às condições climáticas, ambientais e de carga dos veículos do Brasil.

“Para se ter ideia da dimensão do impacto positivo ao meio ambiente, somente neste um quilômetro de teste, serão utilizadas aproximadamente 200 mil embalagens plásticas. Se esta tecnologia fosse utilizada em todas as rodovias asfaltadas do Brasil, mais de 80 bilhões de embalagens plásticas de alimentos poderiam ser eliminadas do meio ambiente” afirma Assis Villela, gerente de pavimentação da Eixo SP e um dos idealizadores da pesquisa.

Etapas de produção do Asfalto com Plástico

Nas Cooperativas de Reciclagem de Lixo parceiras do projeto, o plástico passa por uma seleção e separação.

Nas Cooperativas de Reciclagem de Lixo, parceiras do projeto, o plástico passa por uma seleção e separação. Para o resultado esperado, a Eixo SP estudou vários tipos de plástico encontrados nas Cooperativas parceiras. Foi mais de um ano de estudos e de testes de laboratórios, até encontrar a solução com embalagens plásticas de alimentos.

Antes de serem incorporadas ao asfalto, essas embalagens plásticas são moídas e lavadas para eliminar qualquer contaminação. Depois, são aglutinadas até serem transformadas em uma massa plástica, que toma formato de pequenos grãos de plástico do tamanho de uma ervilha.

Esses grãos de plásticos são misturados ao asfalto, produzindo assim o ligante modificado com plástico reciclado; e na sequência este ligante misturado com plástico é enviado à usina de asfalto, onde ocorre a mistura com pedras, dentro de um grande tambor aquecido a altas temperaturas, até atingirem a consistência ideal.

Após todas essas etapas e com todos os controles e testes laboratoriais relizados, o Asfalto com Plástico está pronto para ir à obra e ser executado na rodovia.

Logística Reversa

O Asfalto com Plástico na Eixo SP será executado e submetido a novos testes de laboratório e em pista nos próximos dias. Os parâmetros encontrados nos testes indicarão sua qualidade em relação ao pavimento executado com o asfalto comum. “A Eixo SP busca alternativas sustentáveis em sua operação e esta alternativa é um ganho para o meio ambiente e a geração de emprego e renda, por meio da demanda aquecida do plástico que passa a ser adquirido das cooperativas parceiras”, acrescenta Assis.

Ampliar o uso da tecnologia nas outras três frentes regionais de trabalho – hoje as equipes de manutenção são divididas em Itirapina, São Pedro, Marília e Martinópolis – vai estimular o uso do material reciclável de outras cooperativas especializadas na coleta seletiva dos municípios, contribuindo com a geração de trabalho e renda por meio da logística reversa.

Sustentabilidade

A Eixo SP é uma empresa que tem adotado os conceitos da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Entre as políticas estabelecidas na gestão da maior extensão rodoviária sob concessão do país, estão projetos de uso de energia limpa.

“A economia verde já é uma realidade nas operações da Eixo SP, que em dois anos de atividade já insere mais uma inovação, desta vez, nas obras de pavimento. Ao mesmo tempo, a Concessionária utiliza veículos elétricos nas operações de balança móvel e suas instalações são alimentadas por energia fotovoltaica.  A empresa caminha com responsabilidade ambiental e tecnologia, conceitos para que a Concessão seja autossustentável e cause impacto mínimo ao meio ambiente”, conclui Sergio Santillan, diretor-presidente da Eixo SP. 

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.