Escolas recebem contação de estórias sobre segurança no trânsito

Escolas recebem contação de estórias sobre segurança no trânsito

Iniciativa da Eixo SP é voltada a alunos da rede pública de Cabrália Paulista, Oriente, Rancharia e Vera Cruz

Cerca de 400 alunos de escolas públicas de Cabrália Paulista, Oriente, Rancharia e Vera Cruz participarão das atividades programadas pela Eixo SP Concessionária de Rodovias para a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. Serão duas oficinas de contação de estórias em cada município. Essas oficinas ocorrerão de segunda (18) à quinta-feira (21) com apresentações de manhã e à tarde.

A ação terá como base o livro “Segurança Para Todos”, de autoria de Lúcio Goldfarb e ilustração de Leonardo Conceição, que será lançado na próxima semana, durante a programação da Semana Nacional do Trânsito. Cada aluno receberá um exemplar do livro durante a apresentação.

As atividades têm como objetivo despertar nas crianças e nos adolescentes, de uma forma lúdica, a conscientização da importância da educação no trânsito.

“Segurança Para Todos” é o primeiro livro da coleção Esquadrão da Floresta, um projeto patrocinado pela Eixo SP por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, União e Reconstrução. Será disponibilizado acesso ao audiolivro para deficientes visuais. A contação de estória será conduzida pela pedagoga Elci Alves Arruda.

Sinopse

Uma cidade surge no meio da mata e os animais passam a conviver com homens, casas, postes, ruas, estradas e uma ameaça: os grandes bichos de aço (também chamados de carros). Liderados pelo falcão, os animais se reúnem e decidem estudar a cidade para se proteger dos bichos de aço. Cada um deles observa uma ação humana e relata suas descobertas.

Eles vão aprender que os homens atravessam a estrada pela passarela e que usam as faixas de pedestre para cruzar as ruas. Assim, percebem que o mais importante é ficar atento às ruas e aos bichos de aço. No final, preparados para os desafios da cidade, os animais decidem que na mata também deve haver “regras de trânsito”, como passarelas para atravessar os caminhos de formigas e faixas na passagem de antas.

Veja os horários e os locais onde ocorrerão as apresentações:

Data: 18/9

Cidade: Cabrália Paulista

Local: EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho

Endereço: Rua Manoel Francisco do Nascimento, 363 – Centro

Horários: 11h e 13h

Data: 19/9

Cidade: Vera Cruz

Local: Centro de Convivência do Idoso

Endereço: Avenida Jose Belluzzo, 196

Horários: 10h e 15h30

Data: 20/9

Cidade: Oriente

Local: EMEI Elza Cavadas Reis

Endereço: Rua Modesto Martins Parra, 181 – Centro

Horário: 10h

Data: 20/9

Cidade: Oriente

Local: Escola Professora Aparecida Lopes Ramos

Endereço: Avenida Max Wirth, 308

Horário: 13h

Data: 21/9

Cidade: Rancharia

Local: EMEI Professora Diva Bassi Munhoz

Endereço: Rua Barra Seca, 2 – Jardim Primavera

Horários: 9h e 10h

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km ‎de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no ‎centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o ‎Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp ‎‎(Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá ‎investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, ‎conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais ‎informações acesse: www.eixosp.com.br.