Eixo SP é destaque em evento no Uruguai ao expor primeira experiência brasileira de asfalto com plástico

Eixo SP é destaque em evento no Uruguai ao expor primeira experiência brasileira de asfalto com plástico

Tecnologia de aplicação inédita no Brasil, o asfalto com plástico reciclado utilizado em rodovia da Eixo SP Concessionária em caráter experimental no início do segundo semestre esteve entre os cases de destaque apresentados durante o 21º Congresso Ibero-Latinoamericano de Asfalto (CILA 2022). Para especialistas em construção viária de 23 países, os experimentos no interior paulista foram mostrados como uma alternativa durável e sustentável que pode contribuir com a redução da poluição plástica, um dos maiores desafios ambientais.

Sobre a temática “Rodovia de Alta Performance Desenvolvida com Adição de Polímeros Reciclados Pós Consumo e ELVALOY™ RET”, o projeto foi apresentado pelo gerente de pavimentação da Eixo SP, Assis Villela, e representantes da DOW e Stratura, empresas parceiras da iniciativa.

Buscar práticas e novas tecnologias na área de pavimentação que possam contribuir com as iniciativas da maior malha rodoviária do Brasil sob concessão está entre os objetivos da equipe técnica da Concessionária. “Por isso apresentamos para toda comunidade ibero latinoamericana a iniciativa inovadora e pioneira no Brasil que é o uso do Asfalto com Plástico. Para se ter ideia da dimensão do impacto positivo ao meio ambiente, somente neste um quilômetro de teste, foram utilizadas aproximadamente 200 mil embalagens plásticas. Se esta tecnologia fosse levada para todas as rodovias asfaltadas do Brasil, mais de 80 bilhões de embalagens plásticas de alimentos poderiam ser eliminadas do meio ambiente” afirma Assis Villela, gerente de pavimentação da Eixo SP e um dos idealizadores da pesquisa.

Como funciona?

Nas Cooperativas de Reciclagem de Lixo, parceiras do projeto, o plástico passa por uma seleção e separação. Para o resultado esperado, a Eixo SP estudou vários tipos de plástico encontrados nas Cooperativas parceiras. Foi mais de um ano de estudos e de testes de laboratórios, até encontrar a solução com embalagens plásticas de alimentos.

Antes de serem incorporadas ao asfalto, essas embalagens plásticas são moídas e lavadas para eliminar qualquer contaminação. Depois, são aglutinadas até serem transformadas em uma massa plástica, que toma formato de pequenos grãos de plástico do tamanho de uma ervilha.

Esses grãos de plásticos são misturados ao asfalto, produzindo assim o ligante modificado com plástico reciclado; e na sequência este ligante misturado com plástico é enviado à usina de asfalto, onde ocorre a mistura com pedras, dentro de um grande tambor aquecido a altas temperaturas, até atingirem a consistência ideal.

Após todas essas etapas e com todos os controles e testes laboratoriais relizados, o Asfalto com Plástico está pronto para ir à obra e ser executado na rodovia.

Logística Reversa

O Asfalto com Plástico na Eixo SP é submetido a testes de laboratório. Os parâmetros encontrados indicarão sua qualidade em relação ao pavimento executado com o asfalto comum.

“Ampliar o uso da tecnologia nas outras três frentes regionais de trabalho – hoje as equipes de manutenção são divididas em Itirapina, São Pedro, Marília e Martinópolis – vai estimular o uso do material reciclável de outras cooperativas especializadas na coleta seletiva dos municípios, contribuindo com a geração de trabalho e renda por meio da logística reversa”, afirma Assis.

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.

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