Construção da 3ª faixa na SP 310 avança com ampliação de viadutos
Eixo SP inicia uma nova etapa das obras com o alargamento da estrutura para a transposição da nova pista
A construção da terceira faixa na SP 310 – Rodovia Washington Luís segue em ritmo acelerado. Executadas pela Eixo SP Concessionária de Rodovias, as intervenções alcançaram um novo marco com o lançamento de vigas pré-moldadas em viadutos dentro do trecho em obras. O primeiro dispositivo a passar pelo processo de ampliação foi o do km 169, em Santa Gertrudes, há cerca de um mês. A ação mais recente ocorreu no km 180, em Rio Claro.
A ampliação dos viadutos é considerada a fase mais complexa do projeto de implantação de terceira faixa na SP 310. A construção das faixas adicionais no trecho entre Cordeirópolis e Corumbataí demanda uma série de serviços de readequação estrutural, incluindo o alargamento e prolongamento de 38 estruturas de concreto, das quais 18 são viadutos.
Esse trabalho de ampliação das estruturas é essencial para evitar pontos de estreitamento na via. Se os viadutos não forem alargados, continuariam com apenas duas faixas, criando um estrangulamento no fluxo e anulando parte dos benefícios da terceira faixa.
Foram lançadas quatro vigas no dispositivo do km 180, no entroncamento com a SP 191 – Rodovia Irineu Penteado, em Rio Claro. Cada uma com 27 metros de comprimento e pesando 35 toneladas. A concessionária realizou o mesmo procedimento no dispositivo do km 169, em Santa Gertrudes. Na ocasião, foram fixadas 18 vigas.
Trecho ampliado
As ações em andamento integram o pacote de obras que visa ampliar a capacidade viária da SP 310. Até o momento, foram liberados ao tráfego seis quilômetros de terceira faixa em cada sentido da rodovia, entre Santa Gertrudes e Cordeirópolis. A expectativa é que novos trechos sejam entregues em breve, proporcionando uma fluidez maior ao trânsito.
Enquanto os trabalhos seguem, o coordenador de Obras da Eixo SP, Murillo Guidotti, pede aos motoristas que redobrem a atenção e reduzam a velocidade ao passarem pelos trechos sinalizados e onde há movimentação de maquinário pesado e de trabalhadores. Segundo ele, a cautela ao volante é fundamental para a prevenção de acidentes.
As equipes estão atuando simultaneamente em dois pontos da rodovia, em Santa Gertrudes e em Rio Claro. A liberação dos trechos concluídos será gradual. Ao todo, serão 40 quilômetros de terceira faixa em ambos os sentidos, totalizando 80 quilômetros de pista ampliada. Os trabalhos partem do km 153, no entroncamento com a Rodovia Anhanguera (SP 330), em Cordeirópolis, e seguem até o km 193, na altura da alça de acesso a Corumbataí. O prazo previsto é de três anos para a conclusão das obras.
Sobre a Eixo SP
A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.
