Telefone de Emergência 0800 170 8998

NOTÍCIA

Eixo SP terá veículos 100% elétricos

Caminhões utilizam 100% de energia limpa e serão as balanças móveis da concessionária

A Eixo SP Concessionária de Rodovias acaba de receber seus dois primeiros veículos 100% elétricos que serão utilizados como unidades móveis de pesagem (balança). Um dos objetivos é utilizar tecnologia eficiente e sustentável para reduzir os impactos ao meio ambiente causados pela poluição veicular.

Os dois caminhões têm autonomia de 250 quilômetros, atendendo a necessidade da atividade como balança móvel que, quando em operação deve percorrer, em média, 200 km/dia. O abastecimento com a energia elétrica será realizado na base em que o veículo for operar, em pontos preparados pela concessionária para atender a essa demanda. Esses veículos elétricos têm ainda maior eficiência dos motores, condução leve e silenciosa já experimentada por seus condutores no dia da entrega. O custo do consumo de energia elétrica do veículo é de apenas R$ 25,00 a cada 100 km (48 kwh para 100 km). Além disso, não têm câmbio, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção, etc. Por esse motivo o custo de manutenção é até 6 vezes menor se comparado ao custo de um veículo convencional.

A concessionária assumiu o trecho de 1.221 km com a premissa de implantar a inovação tecnológica disponível não apenas na garantia da segurança e conforto do usuário, mas de toda a comunidade. Por isso a empresa em seu plano de atuação pontuou a redução nas emissões nocivas de CO2 com as ferramentas existentes para a administração de rodovias, inclusive com a aquisição de veículos 100% elétricos para sua frota. A opção por veículos elétricos para pesagem móvel é parte desse projeto. “O primeiro desafio foi encontrar um veículo que atendesse às nossas necessidades específicas, pois a operação de pesagem exige um deslocamento grande e ainda que possibilitasse alcançar o nosso objetivo de ter um veículo 100% elétrico e zero carbono.”, disse Rogério Rodrigues, superintendente de Operações.

100% elétrico

Outra inovação aplicada pela Eixo SP nos dois veículos foi a instalação de placas fotovoltaicas para a operacionalização de equipamentos como computadores e impressora necessários ao bom desempenho do trabalho dentro do veículo. A energia fotovoltaica não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera, tampouco gases que contribuem para o efeito estufa. Seu impacto ambiental é praticamente inexistente, dado que também não requer o desmatamento de áreas florestadas, atendendo portanto aos objetivos da concessionária.

As equipes que irão trabalhar com os veículos estão passando por treinamento e as atividades com as unidades de balança móvel têm início previsto para o final do primeiro semestre de 2021.